
1939
NASCE UMA LENDA
De olho no segmento de quadrinhos de super-heróis, o editor Martin Goodman funda a Timely Publications. Sua primeira revista, Marvel Comics, apresenta Tocha Humana e Namor. Para ajudar na redação, é contratado o Jovem Stan Lee, o primo da esposa de Goodman

1940
ORIGEM DE UM UNIVERSO
As edições 8 a 10 de Marvel Mystery Cosmics - o gibi mudou de nome na segunda edição - mostram o primeiro confronto de dois personagens da editora: Tocha Humana e Namor. Foi a semente de um universo coeso que Stan Lee iria explorar duas décadas mais tarde

1941
ESFORÇO DE GUERRA
Com a 2ª Guerra Mundial em andamento, o editor Joe Simon e seu amigo desenhista Jack Kirby têm a ideia de criar um herói patriótico. A capa da primeira edição de Captain America Comics mostra o Sentinela da Liberdade socando Adolf Hitler e vende cerca de 1 milhão de cópias.

1949
CANCELAMENTOS
O fim da guerra representa também uma mudança no gosto dos leitores de quadrinhos. Os super-heróis são substituídos por histórias de espionagem, western e romance. Com isso, a Timely cancela as revistas do Namor e do Tocha Humana, e, no ano seguinte, a do Capitão América.

1953
RETORNO FRACASSADO
A Atlas - nome que a Timely adotou em 1951 - tenta trazer de volta seus heróis na revista Young Men 24. Capitão América chega a ter seu título relançado no ano seguinte. Mas as baixas vendas levam as publicações ao cancelamento. Com isso, a editora concentra-se em revistas de monstros.

1961
UM NOVO UNIVERSO
Incomodado com o sucesso da linha de super-heróis da rival National (que se tornaria a DC Comics), Martin Goodman dá carta branca para Stan Lee e Jack Kirby criarem uma equipe de super-heróis. Com isso, a revista do Quarteto Fantástico origina o universo Marvel e a editora assume, dois anos depois, o nome definitivo de Marvel Comics

1962
HULK E CIA
As ótimas vendas do Quarteto Fantástico provam que o gênero super-heróis está em alta novamente. Em parceria com Jack Kirby e outros artistas, Stan Lee cria o Hulk, Homem-Formiga, Homem-Aranha e Thor. Nesse mesmo ano, Namor volta na edição 4 de Fantastic Four.

1963
HOMEM DE FERRO E CIA
Stan Lee e seus colaboradores não param de criar novos heróis, inspirados em temas como guerra, misticismo e mutações. Assim, nascem Homem de Ferro, Doutor Estranho e os X-Men. A Marvel prova que seu universo é coeso ao reunir vários heróis numa superequipe, os Vingadores.

1964
CASA DAS IDEIAS
Surgem mais heróis e vilões: Demolidor, Duende Verde, Gavião Arqueiro, Viúva Negra... Em meio a isso, Lee e Kirby decidem trazer de volta o Capitão América para integrar os Vingadores. Na trama o herói ficou congelado no Mar do Norte desde o fim da 2ª Guerra, o que o manteve jovem.

1968
NOVOS TÍTULOS
Com vendas de 50 milhões de exemplares por ano, a Marvel revisa o contrato que limita sua distribuição com a Independent News, empresa pertencente à DC. Assim, a Marvel consegue distribuir mais títulos e Capitão América, Homem de Ferro e Hulk, ganham revistas próprias.
OS FATOS MAIS IMPORTANTES NOS 75 ANOS DA EDITORA QUE REVOLUCIONOU O MUNDO DOS SUPER-HERÓIS
MARVEL
1939-2014
MARVEL
1939-2014